sábado, 27 de Abril de 2024  18:14
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
18-03-2010

Seminário Internacional de Mobilidade aborda o tema: "A Cidade a Pé".


“A Cidade a Pé” é o tema do Seminário Internacional de Mobilidade Pedonal, organizado pela Câmara de Aveiro, e que decorre durante ...

“A Cidade a Pé” é o tema do Seminário Internacional de Mobilidade Pedonal, organizado pela Câmara de Aveiro, e que decorre durante o dia de hoje no Centro Cultural e de Congressos. Uma iniciativa que surge no âmbito do Projecto Europeu de Mobilidade Active Access, integrado no programa europeu Intelligent Energy Europe. Aveiro é um dos 17 parceiros europeus que integram a rede de cidades promotoras de medidas de mobilidade.

José Quintão, coordenador do projecto, explica que para além das vantagens óbvias, como a redução do trânsito automóvel e os benefícios para a saúde, andar a pé é também uma forma de favorecer o comércio local: “É uma maneira moderna de olhar para uma coisa tão natural como andar a pé. Mesmo quando usamos outros meios de mobilidade, o andar a pé está sempre presente. A ideia é incentivar e encorajar a andar a pé, sobretudo no centro da cidade, como uma forma de aliviar a tensão dos automóveis e para favorecer a saúde pública. Acrescentámos, ainda, um terceiro elemento muito importante que é a utilização do espaço público como um espaço de convívio, formação e cidadania e, assim, estamos a formar melhores cidadãos. Por outro lado, andar a pé irá favorecer o comércio local”.

José Quintão acredita que Aveiro tem boas condições para a circulação pedonal, ao nível de topografia e paisagem, mas admite que os passeios são impróprios para o efeito: “Temos excelentes condições para andar a pé. Primeiro, a dimensão da cidade, depois a topografia e temos, também, uma paisagem urbana interessante. Mas depois temos alguns inconvenientes, nomeadamente os passeios. A ausência ou a insuficiência dos passeios. Um passeio começa a ser razoável para andar a pé quando tem dois metros de largura e, mesmo assim, se lhe pomos um abrigo de autocarro em cima, já estamos a estrangular. Mas mais do que isso, é a continuidade dos percursos. Não adianta ter um bom passeio se depois para fazer o trajecto tem de se passar por vários obstáculos”.

O seminário, onde estarão presentes representantes e especialistas dos diversos parceiros europeus, decorre durante todo o dia no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®